quarta-feira, 8 de agosto de 2012

“Paulo VI e a Igreja em África”: Prof. Eugénio de Caro. Ouça entrevista

“Paulo VI e a Igreja em África”: Prof. Eugénio de Caro. Ouça entrevista


Tem hoje início em Nairobi, Quénia, o Congresso “Paulo VI e a Igreja em África”, organizado pelo Instituto Paulo VI de Brescia, juntamente com a Universidade da África Oriental. Participam numerosos bispos, padres e estudiosos africanos detendo-se ao longo de dois dias sobre a herança do Papa Montini para a Igreja africana. Alessandro Gisotti entrevistou o Prof. Eugénio de Caro, coordenador do Congresso, que começou por falar das razões do tema deste colóquio… RealAudioMP3
“Vimos que aqui há um verdadeiro culto do Papa Paulo VI, que é de certo modo o “Papa” deles. Ele foi o primeiro Pontífice que pôs os pés em terras africanas e fê-lo com muito entusiasmo, aliás, nos rastos da viagem que tinha já efectuado precedentemente, em 1962. O então cardeal arcebispo de Milão tinha visitado duas missões e a partir daquele momento começara a apaixonar-se pela África. Trata-se, portanto, de um Papa que viu uma perspectiva de desenvolvimento do modo como é interpretado o Evangelho e da maneira como a inculturação pode ser concretizada numa nova dimensão epocal. Paulo VI é, portanto, para eles, um início!”

No encontro de Nairobi participam numerosas personalidades da Igreja africana. Qual é o contributo mais forte do Magistério de Paulo VI, tão vivo na memória dos africanos?

“Faremos o ponto da situação de quatro pontos de vista que foram lançados pelo Magistério do Papa Paulo VI: o primeiro é o fundamento teológico da actividade missionária; o segundo, é a inculturação da fé, que Paulo VI tinha visto determinar-se e realizar-se aqui em África já nos anos 60 com um espírito complemente novo, com novas forças vivas e culturais que encarnavam o Evangelho; o terceiro é a responsabilidade da Igreja em relação à sociedade a fim de promover a paz e a justiça; e o quatro é perspectiva da d educação e da família.”

Que frutos acha que poderão resultar deste Congresso?

“Nós queremos antes de mais provocar uma reflexão: há, com efeito, importantes comunicações por parte de eminentes estudiosos e representantes da Igreja e das Conferências Episcopais Africanas, que reflectiram sobre o que disse Paulo VI. Depois publicaremos, claramente, as actas do encontro, que serão ulteriormente enriquecidos com documentos e poderão ter uma grande difusão. Este é apenas um ponto de partida, mas vamos propor também teses de doutoramento sobre Paulo VI. Os interessados poderão descolar-se ao Instituto Paulo VI, onde poderão aprofundar o Magistério do Papa Montini. Outra coisa: faleceu na semana passada o Presidente do nosso Instituto – o Dr. Giuseppe Camadini – e ele tinha muito a peito a realização deste colóquio. Queremos que este seu desejo se realize e que lance os germens do Evangelho também em terras africanas, dando continuidade àquilo que foi a mensagem de Paulo VI e do Vaticano II.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário