sexta-feira, 1 de junho de 2018

A Luz veio ao mundo, mas preferimos as trevas

Na memória da Virgem Maria Mãe da Igreja, o Cardeal Robert Sarah refletiu sobre a oposição entre a luz e as trevas neste mundo.
Homilia na catedral de Chartres, na França, dia 21 de maio de 2018.
Permitam-me, em primeiro lugar, agradecer calorosamente a Sua Excelência, Dom Philippe Christory, bispo de Chartres, pelo seu acolhimento nesta maravilhosa Catedral.
Na memória da Virgem Maria Mãe da Igreja, o Cardeal Robert Sarah refletiu sobre a oposição entre a luz e as trevas neste mundo.
Queridos peregrinos de Chartres,
“A luz veio ao mundo”, diz-nos hoje o Evangelho, “e os homens preferiram as trevas”.
E vocês, queridos peregrinos, acolheram a única Luz que não engana? Acolheram a Luz de Deus? Vocês caminharam durante três dias. Rezaram, cantaram, sofreram debaixo do sol e da chuva… Acolheram a Luz em seus corações? Renunciaram realmente às trevas? Escolheram seguir o Caminho, seguindo Jesus, que é a Luz do mundo?
A Luz e as trevas do mundo sem Deus
Queridos amigos, permitam-me fazer esta pergunta radical, porque, se Deus não é a nossa Luz, todo o resto se torna inútil. Sem Deus, tudo é escuridão.
Deus veio até nós e se fez homem. Revelou-nos a única verdade que salva, foi morto para nos resgatar do pecado e, no Pentecostes, nos deu o Espírito Santo e nos ofereceu a Luz da fé. Mas nós preferimos as trevas!
Olhemos ao nosso redor! A sociedade ocidental decidiu se organizar sem Deus. Ela está agora entregue às luzes cintilantes e enganadoras da sociedade do consumismo, do lucro a qualquer preço, do individualismo sem medida.
Um mundo sem Deus é um mundo de trevas, de mentiras e de egoísmo. Sem a Luz de Deus, a sociedade ocidental se tornou como um barco sem rumo na noite! Ela já não tem amor para receber os filhos, para os proteger desde o seio materno, para os preservar da agressão da pornografia.
Privada da Luz de Deus, a sociedade ocidental já não sabe respeitar os seus idosos, nem acompanhar os seus doentes no caminho da morte, nem dar lugar aos mais pobres e aos mais fracos. Ela foi entregue às trevas do medo, da tristeza e do isolamento. Não tem mais do que um vazio e um nada para oferecer. Deixa proliferar as ideologias mais loucas.
Uma sociedade ocidental sem Deus pode tornar-se o berço de um terrorismo ético e moral mais viral e mais destrutivo que o terrorismo dos islamistas. Lembrem-se de que Jesus nos disse: “Não temais aqueles que matam o corpo e não podem matar a alma; antes, tenham medo daquele que pode fazer perecer a alma e o corpo no inferno” (Mt 10, 28).
A proclamação de Jesus Cristo como Luz do mundo
Queridos amigos, perdoem-me esta descrição, mas é preciso ser lúcido e realista. Se eu lhes falo assim, é porque, no meu coração de padre e de pastor, eu sinto muito por tantas almas perdidas, tristes, inquietas e sozinhas! Quem as conduzirá rumo à Luz? Quem lhes mostrará o caminho da verdade, o verdadeiro caminho da liberdade, que é o caminho da Cruz? Vamos deixá-las entregar-se ao erro, ao niilismo desesperado ou ao islamismo agressivo sem fazer nada? Nós devemos gritar ao mundo que a nossa esperança tem um nome: Jesus Cristo, o único Salvador do mundo e da humanidade!
Queridos peregrinos da França, olhem para esta catedral! Os antepassados de vocês a construíram para proclamar a sua fé! Tudo, na sua arquitetura, na sua escultura, nos seus vitrais, proclama a alegria de ser salvo e amado por Deus. Os seus antepassados não eram perfeitos, não estavam livres de pecado. Mas eles queriam deixar a luz da fé iluminar as suas trevas!
Hoje também vocês, povo da França, acordem! Escolham a luz! Renunciem às trevas! Como? O Evangelho nos responde: “Aquele que age segundo a verdade vem para a luz”. Deixemos a Luz do Espírito Santo iluminar as nossas vidas concretamente, simplesmente, até os recônditos mais profundos do nosso ser!
Agir segundo a verdade é, em primeiro lugar, colocar Deus no centro da nossa vida, como a Cruz é o centro desta catedral. Meus irmãos, escolhamos voltar-nos a Ele todos os dias! Agora, assumamos o compromisso de reservar todos os dias alguns minutos de silêncio para nos voltarmos a Deus, para dizer a Ele: “Senhor, reina em mim! Eu Te entrego a minha vida!”
Queridos peregrinos, sem silêncio não há luz. As trevas se alimentam do barulho incessante do mundo, que nos impede de nos voltarmos para Deus. Tomemos como exemplo a liturgia de hoje. Ela nos leva à adoração, ao temor filial e amoroso perante a grandeza de Deus. Ela culmina na consagração, onde todos juntos, voltados para o altar, de olhar fixo na Eucaristia, na cruz, comungamos em silêncio, no recolhimento e na adoração.
Queridos irmãos, amemos essas celebrações litúrgicas que nos fazem saborear a presença silenciosa e transcendente de Deus e nos fazem voltar para o Senhor.
Um apelo aos sacerdotes sobre a Liturgia
Queridos irmãos padres, eu quero me dirigir agora especialmente a vocês. O Santo Sacrifício da Missa é o lugar onde vocês encontrarão a luz para o seu ministério. O mundo em que vivemos pede a nossa atenção sem cessar. Nós estamos constantemente em movimento, sem nos preocuparmos em parar e dedicar um tempo a procurar um lugar deserto para descansar um pouco, na solidão e no silêncio, na companhia do Senhor. Grande seria o perigo de nos tornarmos apenas “trabalhadores sociais”. Se isso acontecesse, nós não daríamos mais a Luz de Deus, mas a nossa própria luz, que não é a Luz que os homens esperam. O que o mundo espera dos padres é Deus e a Luz da Sua Palavra, proclamada sem ambiguidade nem falsificação.
Saibamos voltar-nos para Deus numa celebração litúrgica recolhida, cheia de respeito, de silêncio e marcada pela sacralidade. Não inventemos nada na liturgia: recebamos tudo de Deus e da Igreja. Não procuremos nela o espetáculo ou o sucesso. A liturgia nos ensina: ser sacerdote não é, em primeiro lugar, fazer muito, mas sim estar com o Senhor na cruz!
A liturgia é o lugar onde o homem encontra Deus cara a cara. A liturgia é o momento mais sublime onde Deus nos ensina a “reproduzir em nós a imagem do Seu Filho Jesus Cristo, para que Ele seja o primogênito de uma multidão de irmãos” (Rm 8, 29). Ela não é nem deve ser uma ocasião de ruptura, de luta ou de disputa.
Na forma ordinária, assim como na forma extraordinária do rito romano, o essencial é nos voltarmos à Cruz, a Cristo, nosso Oriente, nosso Tudo e nosso único Horizonte! Seja da forma que for, ordinária ou extraordinária, saibamos sempre celebrar, como neste dia, segundo o que nos ensina o Concílio Vaticano II: com nobre simplicidade[1], sem sobrecargas inúteis, sem estética fictícia e teatral, mas com o sentido do sagrado, a preocupação primeira da glória de Deus e com verdadeiro espírito de filhos da Igreja de hoje e de sempre!
Queridos irmãos sacerdotes, guardem sempre esta certeza: estar com Cristo na cruz, é isto o que o celibato sacerdotal proclama ao mundo! O projeto, de novo proposto por alguns, de desvincular o celibato do sacerdócio, conferindo o sacramento da ordem a homens casados (os viri probati), por, dizem eles, “razões ou necessidades pastorais”, teria graves consequências, na realidade, de romper com a tradição apostólica. Nós fabricaríamos um sacerdócio à nossa medida humana, mas não perpetuaríamos, não prolongaríamos o sacerdócio de Cristo, obediente, pobre e casto. De fato, o sacerdote não é somente “alter Christus”, mas é, verdadeiramente, “Ipse Christus”: o próprio Cristo! E é por isso que o caminho para seguir a Cristo e a Igreja será sempre um sinal de contradição!
O testemunhao da alegria que vem de Cristo
A vocês, queridos cristãos leigos, comprometidos na vida das cidades, eu quero me dirigir com força: não tenham medo! Não tenham medo de levar a esse mundo a Luz de Cristo!
O primeiro testemunho de vocês deve ser sempre o seu exemplo: ajam segundo a verdade! Nas suas famílias, na sua profissão, nas suas realidades sociais, econômicas, políticas, que seja Cristo a sua Luz! Não tenham medo de testemunhar que a sua alegria vem de Cristo!
Eu lhes peço, não escondam a fonte da sua esperança! Pelo contrário: proclamem, testemunhem, evangelizem! A Igreja precisa de vocês! Lembrem a todos que somente “Cristo crucificado revela o sentido autêntico da liberdade!”[2] Com Cristo, libertem a liberdade hoje acorrentada pelos falsos direitos humanos, todos orientados para a autodestruição do homem.
A vocês, queridos pais, quero dirigir uma mensagem bem particular. Ser pai e mãe de família no mundo de hoje é uma aventura cheia de sofrimentos, de obstáculos e preocupações. A Igreja lhes diz: obrigada! Sim, obrigada pela doação generosa de vocês mesmos!
Tenham a coragem de educar os seus filhos na Luz de Cristo. Vocês terão que lutar, às vezes, contra os ventos dominantes, suportar a zombaria e o desprezo do mundo.
“Nós proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” (1 Cor 1, 23-23).
Não tenham medo! Não renunciem! A Igreja, pela voz dos Papas, especialmente todos desde a encíclica Humanae Vitae, confia a vocês uma missão profética: testemunhar perante todos a nossa alegria e confiança em Deus, que fez de nós guardiões inteligentes da ordem natural. Vocês anunciam aquilo que Jesus nos revelou com a Sua própria vida: “a liberdade se realiza no amor, isto é, na doação de si mesmo”[3].
Queridos pais e mães de família, a Igreja ama vocês! Amem também vocês a Igreja! Ela é a sua Mãe. Não se misturem com quem dela zomba, porque eles só veem as rugas do seu rosto envelhecido pelos séculos de sofrimentos e provas. Ainda hoje, ela é bela e brilha de santidade.

Via CN / Aleteia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário